Nós, o mundo promove troca cultural com professores de origens e nacionalidades diversas

Com uma história de sete anos, o programa de ensino de idiomas e valorização de culturas do Instituto Adus está com matrículas abertas para 2024. A ‘Nós, o mundo’ está com inscrições abertas para turmas online de francês, inglês espanhol.

Os professores têm o idioma que ensinam como língua materna e são de diversas nacionalidades, como Togo e Camarões (ensino de francês); Cuba, Venezuela e Colômbia (ensino de espanhol); e Síria, Nigéria, Camarões e Ghana (ensino de inglês).

Com quase 60 profissionais, o formato de ensino virtual começou no início da pandemia e, mesmo há pouco tempo, já contempla alunos de outras cidades, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de São Paulo, onde está localizado o escritório do Instituto Adus.

Para a diretora do Instituto Adus, Cleita Fernandes, o programa impacta a vida das pessoas e contribui para o desenvolvimento dos professores. “A ‘Nós, o Mundo’ traz a singularidade do melhor que reunimos: a riqueza cultural de imigrantes em situação de refúgio de diversos países que, em comum, possuem uma trajetória de coragem, e a busca pela reconstrução de suas vidas na sociedade brasileira.”

As inscrições devem ser realizadas pelo site da Nós, o Mundo. Os cursos têm duração de 10 meses, com aulas duas vezes na semana de 90 minutos de duração cada, e custo de R$ 250,00 por mês. A escola também oferece cursos in company para empresas que desejam oferecer desenvolvimento profissional para seus colaboradores, como aprender ou melhorar
um idioma, com o diferencial de se engajar com a causa do refúgio.

A Nós, o Mundo é uma negócio social do Instituto Adus, organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira. Desde 2016, quando foi criada, até o fim de 2022, a escola já capacitou 180 professores, ensinou mais de 6 mil alunos e foi duas vezes contemplado com o Selo De Direitos Humanos, da Prefeitura de São Paulo.